segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dilma estreia segunda fase do governo esta semana


Palácio do Planalto/Brasilia

A segunda fase do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff começa hoje, quando entram em atividade ministras exclusivamente escolhidas por ela e que concentram a execução administrativa e política do governo. Também esta semana, a presidente lança a segunda etapa de um dos seus programas mais importantes, o Minha Casa, Minha Vida.
Nesta segunda-feira (13) estão previstas as posses de Ideli Salvatti, nas Relações Institucionais, e Luiz Sérgio, na Secretaria da Pesca e Aquicultura. Mas a presidente espera que o time de ministros palacianos agora integrado por duas mulheres assuma outro ritmo de trabalho. Dilma está ansiosa por virar a página da crise que afetou o núcleo central do governo, e tem pressa.
Uma das primeiras missões de Ideli Salvatti será se inteirar da tramitação e das posições de governo envolvendo o novo Código Florestal, que está no senado. Para isso, a nova ministra contará com a ajuda dos governistas Romero Jucá e Jorge Viana, comandantes do processo na Casa. A presidente também espera que Idelli se integre à nova missão de articuladora política, buscando aproximação com o conselho político do governo, composto pelos presidentes dos onze partidos que integram a base de apoio ao Planalto.
A nova ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, assumirá o acompanhamento das principais ações e projetos de governo, que enfrentaram dificuldades motivadas pelo excesso de atribuições de Palocci e pela crise que imobilizou o ex-ministro. É a ela que os ministros que tocam programas como Brasil sem Miséria, PAC e Minha Casa, Minha Vida, devem se reportar. Gleisi deve também inteirar-se do processo de nomeações que a presidente aparentemente pretende retomar, já que a Casa Civil faz a avaliação da vida pregressa de cada candidato a cargo de primeiro e segundo escalões do governo.
A agenda da presidente Dilm traz pelo menos um grande evento em que as duas novas ministras terão visibilidade: na quinta-feira, ocorre o lançamento da segunda fase do Minha Casa, Minha Vida - programa de habitação popular criado pelo própria DIlma, quando ministra da Casa Civil do governo Lula.
Na sexta (17), a presidente viaja para Ribeirão Preto, em São Paulo, onde lança o Plano Agrícola e Pecuário de 2010/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário