segunda-feira, 6 de junho de 2011

Blogueiros mineiros realizam #Bloguemus Quæ Sera Tamen



Nós, daqui das montanhas e gerais, temos por objetivo fazer da rede virtual as asas da liberdade que nos norteiam desde nossa bandeira. Vamos romper a censura praticada nos últimos anos pelas forças do atraso que hoje governam os mineiros e colocaram a velha mídia cercada e subjugada. Nesses anos, a realidade ficou escondida nas redações dos jornais, das rádios e tvs, sem espaço para ganhar o grande público. Felizmente, a rede é libertária por origem e resiste às tentativas de censura impostas pelos tiranos travestidos em democratas. Pela rede, milhares de mineiros combateram o autoritarismo e a censura através de seus teclados.

Redes sociais (blogs, twitter, orkut, facebook e infinitas possibilidades) são territórios livres nos quais proliferam discursos sediciosos, de forma semelhante aos discursos sediciosos de Tiradentes no processo da Conjuração Mineira. Redes sociais atuam para divulgar fatos, denunciar as falhas no acesso à informação, desmentir boatos, denunciar calúnias e crimes de ofensa moral, estimular práticas democráticas, quebrar preconceitos. trazem novos pontos de vista e abrem espaço para discutir direitos das mulheres, combate ao racismo, à homofobia e a todo tipo de discriminação.

Porém, não basta proferir discursos sediciosos isolados. É necessário trocar informações, desenvolver estratégias de atuação conjunta, organizar e fortalecer os discursos para efetivá-los politicamente. É por isso que será realizado o 1º Bloguemus Quae Sera Tamem. Nosso encontro servirá para reforçar a vocação sediciosa mineira, reunindo pessoas que lutam também nas redes sociais para garantir a liberdade de expressão e acabar com todo tipo de discriminação.

Se você também faz parte dessa rede, junte-se a nós no 1º BloguemusMG.

Dias 10 e 11 de junho de 2011, no auditório da FECOMÉRCIO MG - rua Curitiba 561 - Centro Belo Horizonte.

SEXTA-FEIRA – 10 DE JUNHO
18h - credenciamento e confraternização

12º andar do prédio da FECOMÉRCIO MG - salão

19h - Mesa de abertura.

Temas:

- Os encontros necessários para o ativismo progressista na rede

- Abertura oficial do #Bloguemus Quæ Sera Tamen, o #BlogProgMG

Apresentação dos princípios do movimento dos blogueiros progressistas através dos seus protagonistas

21h- confraternização – no salão lateral ao auditório


SÁBADO – 11 DE JUNHO
8:30 – café da manhã com papo

9h: Mesa redonda

Tema: liberdade e ativismo

As várias abordagens, processos, ameaças e respostas: o exercício da liberdade na rede, pelas palavras dos que estão na linha de frente.


DEBATE

11h - Mesa-redonda

Tema: Liberdade de comunicação em Minas Gerais

A liberdade de expressão sob ameça dos poderosos, chantagem e manipulação da informação disponível para os mineiros.

A resistência e o ativismo de guerrilha dos que não se entregaram.


DEBATE

13h - almoço

14h - Mesa-redonda

Tema: Liberdade, ativismo, e combate às discriminações
Discutir os discursos sediciosos que questionam o status quo e combatem as mais diversas formas de discriminaçao, especialmente o combate ao machismo, racismo e homofobia


DEBATE

17:00 - Construção de propostas, elaboração das formas de ação

Como encaminhar o encontro para um fórum permanente de aglutinação de ativistas, formação de novos parceiros na rede, caravana digital e superação das distâncias culturais e geográficas do estado.

19h – Elaboração do texto final do encontro e encerramento.


Convidados:

João Carlos Caribé, Marcelo Branco, Nilmário Miranda, Conceição Oliveira(Maria Frô), Cido Araújo, Sérgio Telles, Sérgio Amadeu, Bemvindo Sequeira, José de Abreu, Túlio Vianna, Luis Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovái, Rudá Ricci, Miguel do Rosário, Jô Morais, Neusinha Santos, Rogério Correia.

Colaboradores:

FECOMÉRCIO, Bloco Minas Sem Censura, Sindicato dos Jornalistas, SENGE, PT de Minas, PCdoB Minas, Reginaldo Lopes, Jô Moraes, Neusinha Santos, Carlin Moura



Faça sua inscrição aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário