sexta-feira, 6 de maio de 2011

O nefasto imperialismo estadunidense


Theodoro Roosevelt com um porrete na mão simbolizando a política imperialista norte-americana.Resumido em uma frase "Fale macio,mas tenha sempre um porrete na mão".
As raízes do imperialismo norte-americano está cravada no mundo hà muitos séculos. Desde sua independência, os Estados Unidos já possuía tendências imperialistas. Sua expansão territorial, na chamada "Marcha para Oeste", suprimiram os interesses dos indígenas e dos mexicanos em nome da formação de um país forte. Outra forma de imperialismo desenvolvida, é o "Destino Manifesto ", um conjunto de ideias  que auto se julgavam um povo escolhido por Deus para levar o desenvolvimento à América. Dessa forma, tal doutrina não passou de justificativa para as ações impositivas no continente.
Tais motivos, citados acima, esclarecem a presença histórica dos EUA em todas as partes mundo. Para reforçar a sua política mandatária sobre as nações, era preciso construir bases militares. Elas se fazem presentes em todos os continentes, por mais de 50 países.Na América do Sul existem na Colômbia (principal parceira dos EUA) e no Peru, usando do combate ao narcotráfico para a promoção de suas próprias  bases.
A arbitrariedade também se faz presente em Cuba, um país que sofre há 50 anos com o bloqueio. Um ato perverso que já causou muitos prejuízos, além de barrar o desenvolvimento durante anos em Cuba. Incluindo a  prisão de Guantánamo, uma prisão de tortura em solo cubano para a obtenção de informações aos interesses norte-americano. O site Wikeleaks divulgou recentemente documentos secretos do Pentágono que revelam que o governo dos Estados Unidos usou a prisão de Guantánamo ilegalmente para obter informações , independentemente de serem suspeitos ou não. O site também divulgou que foram libertados os presos considerados de "alto risco".
A invasão  do Afeganistão e do Iraque, para o ex-presidente Bush, foi um "designo divino". Essa justificativa absurda serve apenas para explicar,que respeito aos direitos humanos não existe para ele. A guerra no Iraque e Afeganistão é o terror para os povos desses países.
Pois bem, não é da era da globalização que o imperialimo estadunidense impõem a sua política mandatária sobre o mundo. Este mesmo Império se  faz de dono onipotente para que as nações se verguem ao seu poder, fere a soberania dos país, promovem a guerra ao invés da paz e alimenta o ódio ao ocidente. Esta na hora dos Estados Unidos reaverem a sua política externa, para que aí sim, o mundo seja um lugar melhor para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário