sexta-feira, 27 de maio de 2011

Clarín (Argentina) e Globo (Brasil) e a ameaça da perda do monopólio


Clarín recebe Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa. Grande ironia.
No Fórum Internacional de Imprensa o grupo Clarín da Argentina (Globo Argentina) ganhou prêmio  da ANJ de Liberdade de Imprensa por sua "luta por liberdade de informação travada na Argentina".Também participou do encontro as Organizações Globo,a grande poderosa,   participou junto aos monopólios da imprensa. 
No Jornal Nacional colocou-se a preocupação com relação a Argentina,que tem hoje um marco regulatório. Segundo Judith Brito presidente da ANJ, a Argentina vem sofrendo um "retrocesso na tradição democrática", uma  ameaça à liberdade de imprensa naquele país.Será que a Globo está com medo de acontecer o mesmo aqui? Creio que o medo ronda os porões da Rede Globo e a "Ley de Medios" já apavora o monopólio brasileiro.É o medo da democratização da informação, um grande avanço que o Brasil ainda vai conseguir.    
Confira o video aqui .
Reproduzo abaixo uma texto do STJ a respeito do Fórum: 
"Por sua luta pela liberdade de informação travada na Argentina, o jornal Clarín foi homenageado no evento com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa, entregue ao presidente do Grupo, Hector Magnetto, e ao editor geral, Ricardo Kirschbaum.
De acordo com Judith Brito, presidente da ANJ, o Clarín simboliza os problemas que a imprensa argentina vem enfrentando para exercer, da melhor forma possível, a missão de fazer um jornalismo independente, de qualidade, sem submissão a governos.
“Assim como o Clarín, o La Nacion, outro bravo diário argentino, além de outros títulos, sofreram ações patrocinadas por setores ligados ao governo em represália ao bom jornalismo que fazem. Houve até boicote publicitário a outro jornal, Perfil, que precisou recorrer à Corte Suprema para obrigar o governo a incluí-lo na pauta publicitária do jornal argentino”, afirmou.
Ela citou Rui Barbosa ao dizer que “os jornais são os olhos e os ouvidos de uma Nação”. Ao homenagear o Clarín, Judith Brito afirmou que o periódico, e tantos outros jornais na Argentina, no Brasil e em todo o mundo, fazem a nação falar consigo mesma.
“Esse é o grande papel da imprensa nas verdadeiras democracias. Jornais são um fórum insubstituível e a interdição desse fórum, às vezes de forma truculenta e às vezes de forma mais disfarçada e sutil, é desserviço à democracia e aos cidadãos”, disse."
Fonte:STF

Um comentário:

  1. Essa lei da Mídia tem que ser adotada no Brasil, para que a TV Globo venha a pagar o que fez com a Tupi, nas décadas de 70/80, com a Rede Manchete e com as demais co-irmãs que desesperadamente se debatem para obter uma fatia digna no mercado televisivo. Que a nossa Dilma, tenha a coragem de Cristina Kirchner e acabe com o monopólio exercido por essa empresa-lixo, um dos obstáculos ao desenvolvimento do nosso país. A Tv Globo precisa andar com seus proprios pés e parar de ser subsidiadas por governos corruptos iguais a ela. Sofra, Globo, teu império com seus programas ultrapassados e novelas achincalhadas estão com os dias contados...

    ResponderExcluir