sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Votação fantasma será alvo de representação na ALMG

Os deputados estaduais Rogério Correia (PT), Adelmo Carneiro Leão (PT), Sávio Souza Cruz (PMDB) e Sargento Rodrigues (PDT) protocolaram nesta sexta-feira, 02/12, na Assembleia Legislativa, um ofício destinado ao presidente da Casa, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), solicitando que seja encaminhada à Comissão de Ética representação contra os envolvidos nos fatos ocorridos no último dia 30 de novembro, quando foi flagrada a computação de votos de três deputados que não estavam presentes no Plenário no momento da votação.

Hoje, o deputado Sávio Souza Cruz também apresentou dois requerimentos na Casa, pedindo informações sobre os votos computados na noite do dia 30/11, por cada posto de votação, e a cópia da gravação dessa sessão realizada pela TV Assembleia.

Abaixo, o ofício apresentado ao presidente da ALMG:

Vimos a presença de V. Excia., como representante maior da Mesa Diretora desta Casa, solicitar que seja encaminhada à Comissão de Ética representação contra os envolvidos nos fatos ocorridos no último dia 30 de novembro, quando foi flagrada a computação de votos de três deputados que não estavam presentes no plenário no momento da votação.

A expressão “ineditismo da ocorrência”, como a utilizada em nota oficial da Mesa Diretora, só poderá ser utilizada após apuração que aponte para a comprovação de que a cessão de senha para que outro deputado vote para o ausente não ocorreu. Caso contrário, outras votações na Casa poderão ser questionadas.

Entendemos que medidas devam ser tomadas para aprimorar o processo de votação e garantir a lisura dos resultados, mas não podemos tergiversar diante de um fato tão grave, que pode, inclusive, incorrer no impedimento temporário do exercício do mandato de parlamentar que esteja envolvido com este fato. Nos preocupamos, ainda, com o impacto das matérias que foram veiculadas na imprensa que cobram providências em relação à apuração dos fatos aqui tratados.

Assim, solicitamos que a Mesa Diretora, em cumprimento ao art. 19, da Resolução nº 5.207, de 10 de dezembro de 2002, encaminhe representação à Comissão de Ética para que os fatos ocorridos sejam apurados e os envolvidos devidamente punidos.

Sem mais para o momento,

Deputado Rogério Correia (PT)

Deputado Sávio Souza Cruz (PMDB)

Deputado Sargento Rodrigues (PDT)

Deputado Adelmo Carneiro Leão (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário