quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Rio de Janeiro,é estado preferencial de Aécio Neves?





Pré-sal: A verdadeira posição de Aécio

O Projeto de Lei 448/11 (senador Vital do Rego, PMDB-PB) garante uma divisão mais equilibrada dos recursos do petróleo extraído da camada do pré-sal. Aécio, contrariando seu discurso de campanha em 2010, operou a favor do Rio de Janeiro e contra dos demais estados e municípios do país. Contra a proposta de Vital do Rego, ele apoiou a de Francisco Dorneles, do PP-RJ.

Se aprovado o substitutivo do senador do PMDB, a diferença será gritante:

-Minas Gerais recebeu 95,1 milhões de Reais em 2010. Em 2012, pela proposta de Vital do Rego, Minas passaria a receber 757 milhões de Reais! 726% de aumento.

-Estados e municípios ditos não produtores (ou não “confrontantes”) terão significativo aumento na participação no bolo arrecadado. Minas (estado e municípios) saltará de 8,75%, a 40%.

Quem “perde”?

Os estados e munícipios ditos produtores (ou confrontantes) reduzem parcialmente o ganho potencial até 2020. Note-se que falamos exclusivamente do petróleo retirado da camada pré-sal. Na verdade, não perdem. Deixam de ganhar.

- Municípios produtores caem de 26,25% para 17% em 2012. E chegarão a 4% em 2020.

- A União cairá de 30% a 20% até 2020.

E Rio de Janeiro, estado preferencial de Aécio Neves?

Terá sua fatia reduzida, por exemplo, em 1%. Terão “apenas” 9,5 bilhões de Reais dos 19,1 bilhões distribuídos como royalties.

Como votou Aécio no senado?

Apesar disso, Aécio se posicionou claramente a favor do substitutivo de Francisco Dorneles, senador do Rio de Janeiro, que previa ganhos desproporcionais aos estados ditos produtores, em desfavor dos municípios e estados do restante do país.

É óbvio que os governadores, parlamentares, empresários e outras lideranças dos tais estados produtores tem o direito e o dever de defender seus interesses. Mas é sempre bom lembrar: está se falando de petróleo em alto mar, em águas territoriais da União, em grandes profundidades. Não é no território dos mencionados estados. Não há direito divino, nem natural desses estados nas citadas riquezas.

No entanto, o senador mineiro, revela seu oportunismo. Quer ficar bem com São Paulo e Rio de Janeiro e prejudicar os demais estados e municípios do país. Inclusive Minas Gerais.



Um comentário:

  1. Traidor sem vergonha, DOADOR do que não é dele, apátrida sem brios esse infeliz podia se mudar definitivamente e esquecer de Mg seríamos os maiores beneficiados com isso, mas nao sem antes retomar o cargo de senador que não lhe pertence e sim ao povo mineiro, impeachement desse traidor já!

    ResponderExcluir