domingo, 5 de outubro de 2014

BOCA DE URNA: PT E PIMENTEL CONQUISTAM MINAS GERAIS

Minas 247 - Com 52,42% das urnas apuradas, o candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, tem 51,84% dos votos válidos. O candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, registra 43,04%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a pesquisa de boca de urna, Pimentel será eleito governador, neste domingo, com 53% dos votos válidos. 
A conquista representa uma das mais importantes vitórias do PT nas eleições de 2014. Será a primeira vez que o partido governa um estado do Sudeste, numa vitória com sabor especial. Pimentel venceu na terra do presidenciável tucano Aécio Neves (PSDB-MG), que contava com a eleição de Pimenta da Veiga. 
"Minas não tem rei nem imperador", disse Pimentel, neste domingo, após votar, pouco depois das 9 horas, na Escola Estadual Leopoldo de Miranda, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte (MG).
Segundo dados do TSE, o candidato do PSB, Tarcísio Delgado, tem 4,08% dos votos válidos, enquanto Professor Tulio Lopes (PCB), Eduardo Ferreira (PSDC) e Cleide Donária (PCO) têm menos de 1% dos votos.
Biografia
Fernando Damata Pimentel, 63 anos, é um economista. Iniciou-se na militância política nos movimentos estudantis de 1968, contra a ditadura militar. Vinculado ao grupo de guerrilha VAR-Palmares, foi perseguido pelos órgãos de repressão e viveu na clandestinidade. Foi preso em 1970 e libertado em 1973. Foi secretário da Fazenda de Belo Horizonte em 1993, na gestão de Patrus Ananias. Em 2000, foi eleito vice-prefeito da Capital mineira junto com Célio de Castro. Em 2003, assumiu o cargo de prefeito, em razão da aposentadoria de Célio de Castro. 
Disputou uma vaga no senado nas eleições de 2010, sendo derrotado por Aécio Neves e Itamar Franco. Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil do governo Dilma Rousseff entre 1º de janeiro de 2011 e 12 de fevereiro de 2014, quando deixou o cargo para iniciar sua pré-campanha para governador de Minas Gerais. Foi sucedido no Ministério por Mauro Borges Lemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário