sexta-feira, 8 de julho de 2011

Israel impede entrada de 'flotilha aérea' em Tel Aviv

Aproximadamente 50 viajantes simpatizantes da causa palestina que pretendiam voar a Tel Aviv para depois chegar a Gaza protestaram nesta sexta-feira (08/07) no aeroporto Roissy Charles de Gaulle de Paris depois que tiveram o embarque negado, e se queixaram do tratamento que receberam. Eles não tiveram permissão para entrar nos aviões por figurarem em uma lista de "indesejados" elaborada pelas autoridades israelenses. 

Como forma de protesto, Os passageiros tentaram impedir nesta manhã o acesso dos demais viajantes a um voo da companhia alemã Lufthansa com destino a Israel. 

"Tenho um passaporte legal, comprei minha passagem, por que não me deixam passar?", reclamava uma das afetadas à emissora de rádio France Info, em um clima de forte tensão entre os ativistas e os outros passageiros. 

"É inadmissível, pelo menos nos deixem ir a Tel Aviv", afirmava um jovem, que denunciou a conivência das autoridades francesas e das companhias aéreas com Israel.

Outro passageiro com acesso negado acrescentou: 


"Temos o passaporte em dia, não somos terroristas, não temos antecedentes criminais, isso é intolerável". 

A mesma situação ocorreu uma hora mais tarde com um segundo voo da companhia italiana Alitalia.

Trata-se de uma das medidas que Israel adotou nos últimos dias para impedir a chegada de ativistas pró-palestinos ao país, coincidindo com a tentativa de organização da pequena frota humanitária à Faixa de Gaza, que pretende chegar ao território palestino para levar ajuda e protestar contra o bloqueio israelense.

Uma parte dos ativistas tenta chegar a Tel Aviv por meio de avião, e de lá eles pretendem se deslocar a Gaza.

Israel enviou uma lista às companhias aéreas na qual figuram mais de 300 pessoas às quais não vai deixar entrar no país e ameaçou as companhias aéreas afirmando que assumiriam os custos caso fosse necessário repatriá-las. Alguns dos militantes já declararam que querem apresentar uma denúncia por discriminação por opinião política. 



Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário