terça-feira, 2 de outubro de 2012

Falha a estratégia de Aécio para barrar o PT nas maiores cidades


Eis que na reta final de campanha, os petistas cresceram e garantiram vitória antecipada em Uberlândia, Ipatinga e, provavelmente, Governador Valadares. Para os segundo turno, a sigla já está praticamente garantida na disputa de Juiz de Fora, Montes Claros e Contagem.

Apenas em Uberaba, onde o pleito será em dois turnos pela primeira vez, o PT não consegue emplacar. Lá, quem liderava a pesquisa, na semana passada, era o deputado federal do PMDB, Paulo Piau, seguido pelo deputado estadual Lerin, do PSB, o mesmo partido de Marcio Lacerda.

A última pesquisa realizada em Juiz de Fora mostrava o quadro definido, garantindo a primeira posição para a petista e ex-reitora Margarida Salomão, seguida do deputado do PMDB, Bruno Siqueira. Por sua vez, o prefeito Custódio Mattos, do PSDB, prometeu a seus parceiros da Cidade Administrativa que iria reverter sua colocação, passando para o segundo lugar nesta reta final da disputa.

A surpresa para quem conhece a política mineira foi o crescimento do representante do PT de Montes Claros. O deputado Paulo Guedes, de acordo com as últimas sondagens, aumentou em quase 100% a sua preferência eleitoral, podendo até mesmo ser o primeiro da lista no segundo turno. Com isto, Jairo Ataide, Humberto Souto e Ruy Muniz disputam cabeça a cabeça para saber quem vai para a segunda etapa.

Em Contagem, o segundo colégio eleitoral de Minas, o representante do PT, Durval Ângelo, apoiado pela prefeita Marília Campos, está conquistando o apoio junto ao povão. Ele, pelos dados da semana passada, caminha a passos largos para se igualar a Ademir Lucas, do PSDB, na hora de concluir a eleição no final de outubro. O candidato do PCdoB, Carlin Moura, teria perdido força nesta reta final.

Faltou estrutura

Os deputados da base aliada do governo mineiro reclamam da falta de estrutura para realizar bons trabalhos como de seus adversários. Muitos parlamentares dizem que o senador Aécio Neves se viu obrigado a concentrar suas atenções na candidatura de Marcio Lacerda, em BH, deixando para discutir os temas regionais somente agora na reta final.

A consequência desta atitude tucana é que, a partir do dia 7 de outubro, vão precisar de muito esforço para reverter ao menos em parte a tendência petista de continuar dando as cartas nos grandes municípios mineiros. Vale dizer: vão precisar trabalhar dobrado nas cidades onde o pleito acontecerá em dois turnos, para poder comemorar alguma vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário