Fortalecer laços políticos, culturais e econômicos entre países vizinhos. Este é o objetivo da recém lançada Frente Parlamentar Brasil-Venezuela. Para o senador João Pedro (PT/AM), a iniciativa vai ser importante no fortalecimento de políticas públicas com benefícios para os dois países. “Esta Frente tem como objeto tratar dos interesses tanto da Venezuela quanto do Brasil, que são marcados pela integração, pela solidariedade, por uma política de construirmos um entendimento para valorizarmos uma relação bilateral” afirmou o parlamentar.
Com votação foi apertada no final de 2009, o Senado brasileiro aprovou a entrada da Venezuela no Mercosul. O clima de resistência ao país vizinho é exatamente o que a Frente Parlamentar pretende evitar, como afirma o senador José Pimentel (PT/CE). “Queremos ter no Congresso, um espaço para debates francos e democráticos para deixar claro que é preferível nós integrarmos a América Latina, do que fazer parte da ALCA, que é um acordo com os Estados Unidos, que só vai enfraquecer o comércio e setor de serviços no Brasil” esclareceu.
Argentina, Brasil e Uruguai já aceitaram o ingresso da Venezuela no Mercosul, falta agora, aprovação do Paraguai para a adesão definitiva ao bloco econômico. (Janary Damacena – Portal PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário